Pitacos do Edu: Pilotei a C63S 2.0l
Galera, vamos começar aqui, no YouTube e no Instagram com um quadro “Pitacos do Edu”, que seria alguma opinião sobre algum teste de carro, seja ele lançamento ou não. Ou alguma novidade, notícia automotiva. Teremos esses pitacos em formato de vídeo e texto. No Instagram seria somente uma chamada para as outras duas plataformas. No final do texto teremos um vídeo rápido do SHORTS do teste, mas, nos próximos faremos um depoimento maior.
E vamos estrear como? Com Mercedes-AMG C63 S E PERFORMANCE. Olha, desde o lançamento do carro paira uma polêmica no ar. O motivo? Downsizing extremo de um V8 4.0 para um 2.0l de quatro cilindros. Eu aprendi com os erros de não falar antes de experimentar ou alguma pessoa de grande confiança.
E somente um adendo: “Dificilmente você verá um produto ruim, podemos dizer ele não foi feito para você e para seu uso”.
Voltando ao assunto e não tem nada a ver com que falei ali em cima. Você não gostar do C63 S, ok, são gostos. Mas você simplesmente não gostar sem ao menos ter sentado a bunda, te falarei que o seu arrependimento virá cedo ou tarde.
O seu interior está monumental. Eu sou fã de todas as gerações e versões de C63. Sou um ex proprietário de uma e sim, sinto muita falta dela na garagem. Mas o acabamento da Classe C, mesmo AMG, nunca foi dos melhores, não que eram ruins, mas painel com “nhec-nhec”, alguns detalhes de plástico, bom, é uma Classe C né? Você encontra um upgrade maior nas irmãs acima.
Mas a Mercedes colocou o C63S num nível acima. O toque de qualidade no seu interior em cada detalhe é notado com facilidade. Desde a pegada ao volante, ao sistema de entretenimento, botões. O luxo não está somente no nome e no visual, mas, no toque principalmente. Se você estivesse num sono profundo de anos e acordasse dentro do novo C63, com certeza acharia maravilhoso o novo Classe E.
Vamos ao que interessa. O C63 foi o carro que colocou a Mercedes de vez na briga da esportividade. Tanto em performance, quanto em números de vendas. E fazer jus a este legado é realmente uma missão. Nunca este carro foi o mais rápido em pista comparado com seus concorrentes. Isso em nenhuma geração. O negócio da Mercedes com este modelo sempre foi “torque e brutalidade”.
Mas… será que temos isso neste carro? Respondendo rapidamente, perde-se o ronco do V8, mas ganha em todo o resto. O C63 S E PERFORMANCE herda muita tecnologia da Fórmula 1 e isso na prática pode ser notado até por um leigo em pilotagem (eu).
A sua potência total de 680 cavalos e 1.020Nm de torque faz com que ele carregue mais força que um 65 AMG, sim, V12 somado com duas turbinas. Agora você tá começando a entender o que eu tô falando?
Mas, números, histórias, não passam nem perto do que é acelerar este carro. A sua retomada é IMPRESSIONANTE! Em alguns testes lá fora o seu 0-100km/h ficou bem próximo dos 3 segundos cravados.
O seu sistema plug-in híbrido leve não está voltado para economia de combustível e toda a narrativa em volta do assunto. Mas ele foi feito para entregar PERFORMANCE. E a AMG trabalhou MUITO bem neste carro. O seu sistema de regeneração também veio de desenvolvimento da F1.
“Aaaah mas se eu tiver numa pista e o sistema de regeneração não der conta?”
Olha, até nisso eles pensaram. No modo BOOST você tem algumas opções de uso, como: VOLTA RÁPIDA ou ENDURANCE.
Antes de tudo, você tem que ter a pista salva no sistema do carro e se nao tiver não é difícil de programa-la.
Você escolhe por ex: Autodromo RaceVille – VOLTA RÁPIDA – ele vai entregar a você o máximo de potência para uma volta. Jogando toda a capacidade energética da bateria naquele percurso já salvo. No modo ENDURANCE você diz quantas voltas fará no circuito e ele vai trabalhar certinho a sua regeneração de forma que você não fique sem potência.
Para as ruas? Não se preocupe. Você não ficará sem essa potência, jamais. O seu eixo traseiro direcional faz TODA diferença para uma tocada mais esportiva e foi MUITO acertado implantar neste carro, até então, o único entre os concorrentes diretos.
Aaaah, o V8 né? Já tinha me esquecido dele. Mas se um dia eu sentir saudades, bom, temos algumas unidades à venda aqui no Brasil e dá para ter o melhor dos dois mundos.
O C63 S E PERFORMANCE chega em duas versões.
A partir de R$906.990,00 e para a versão F1 R$1.015.900,00 (vem menos de 40 unidades).
Vale a pena lembrar que o seu AMG te espera na Itatiaia Mercedes.